quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COITADO, ELE ASSOBIAVA TÃO BEM!

Conta à história que numa cidade, vivia um homem que diziam todos, que era a ruindade em vida...
Vivia sozinho, não tinha amigos, não permitia que passassem em sua calçada, detestava animais, quando a bola dos garotos caía em seu quintal ele as furava. Assim era o que toda a cidade falava: Quando esse homem morrer não vai ter quatro pessoas para carregar o seu caixão.
Na mesma cidade vivia um outro cidadão que tinha uma peculiaridade: acompanhava todos os enterros que ali ocorria e no cemitério tinha o habito de antes do caixão baixar no túmulo, ele enaltecia ao menos uma qualidade do falecido.
Aconteceu então um dia, que nosso primeiro personagem, aquele, o homem ruim, veio a falecer.
Na cidade que corria o dito não haver quatro pessoas para carregar o caixão, o que aconteceu? Foi o enterro mais movimentado e concorrido, não pelo morto, mas sim pelo nosso outro personagem, pois todos queriam ouvir o que ele teria para enaltecer de qualidade o defunto.
Toda população compareceu ao cemitério, e na hora que o caixão baixou no túmulo, todos olharam para nosso homem que encontrava qualidades em todos, e ele disse:
_Coitado, ele assobiava tão bem!
Pois é, imagino que você possa estar pensando: o que esta parábola tem a me falar?
Veja, o fato do homem que conseguiu ver uma qualidade (mesmo sendo um assobio agradável) no outro que já estava intitulado como alguém ruim, com certeza, isto deu a ele a condição de não se inquietar com as características negativas do outro, enquanto todos da cidade viviam inquietos por olharem só para os defeitos do homem.
Então aqui vai uma indagação a você: será que você tem visto e elogiado alguma qualidade de seu marido, de sua esposa, de seus filhos, de seus vizinhos, de seus companheiros de trabalhos, nem que for apenas um assobio agradável, apesar dos defeitos, todos têm alguma qualidade. Caso contrario você será apenas mais um (a) a engrossar a lista dos que só vêem defeitos nas pessoas e não colaboraram em nada para a construção do outro, como estava acontecendo naquela cidade. Em que lista você esta, do lado da maioria ou junto com a minoria? Pense nisso!

Formação Sede Santos

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PORQUE CHORAS?

O titulo deste artigo, que quero partilhar com você, querido (a) leitor (a), esta dentro do contexto evangélico, no qual faz parte da maior festa solene da Igreja Católica: a Páscoa. O evangelho se trata da narrativa de um dos momentos mais marcante dessa solenidade: a ressurreição de Jesus.
Alem de Jesus e dos Anjos, o evangelista João no seu relato, nos apresenta uma outra figura: Maria Madalena. E é exatamente ela que ouve por duas vezez essa profunda expressão, vinda pela primeira dos anjos, mas na segunda foi do próprio Jesus que ela ouviu tal indagação: por que choras?
Ao se referir a mulher com essa interrogação, Jesus trazia nessa pergunta, algumas características próprias do seu coração: consolar, aliviar, suavisar, confortar a mulher que se mostrava profundamente aflita. Que maravilha, Madalena foi contemplada pela Graça que todo ser humano anseia: teve o seu coração aflito, angustiado, entristecido, desanimado, decepcionado, enfim profundamente machucado, pela suavidade, alivio, conforto, consolo, que só quem tem um encontro pessoal com Jesus vivo e ressuscitado pode experimentar.
Agora sou eu quem te pergunto: Por que choras? Por que anda tão triste? Por que esta tão desanimado? Por que essa angustia no seu coração? É claro que você não quer conviver com nada disso em teu coração. Não preciso nem perguntar.
Pois bem, Madalena pode experimentar as alegrias de um coração aliviado batendo em seu peito, porque soube utilizar a dor e o sofrimento que havia em seu coração. Mesmo sentindo-se ferida pela decepção, humilhação e solidão, não deixou-se ser definida pela dor, mas foi em busca, não apenas de uma Graça, pois sabia que Jesus tinha sido sepultado, foi ao encontro dele porque se tratava de quem já tinha lhe devolvido a alegria e o sentido da vida.
Até parece que Madalena conhecia alguns conceitos psicológicos, pois um dos maiores nomes em se tratar dessa área cientifica, assim escreveu: “O sucesso de nossa vida, isto é, termos um coração consolado, depende da maneira como lidamos com o sofrimento que estamos convivendo”. (C. G. Jung)
Muito bem, tentei utilizar esse contexto, porque estamos no mês em que a Igreja nos convida a celebrarmos a Páscoa, e isso significa passagem da morte para vida. Foi o que aconteceu com Jesus, foi o que aconteceu com Madalena, é o que pode acontecer com você, não apenas na data em que a igreja nos leva a revivermos tal acontecimento, mas a cada dia e em cada realidade que estivermos experimentando a dor, o sofrimento, a morte. Madalena soube lidar com toda insatisfação que estava lhe roubando a vida. Você também pode saborear as delicias de um coração aliviado batendo em seu peito. Jesus continua vivo e ressuscitado esperando por você a cada dia, a cada situação inesperada, porem que lhe traz insatisfações, e dor. Aproveite essa data, não deixa ser mais uma “páscoa” em sua vida. Adquira um novo conceito para sua vida: a cada dia fazer uma experiência de estar na presença de Jesus, apresentando a ele a sua vida, assim você também poderá ouvir-lhe dizendo: Por que choras?

César - Fundador Comunidade Sede Santos

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SE O INIMIGO É MAIS FORTE: COMO VENCER?

Imagino que a maioria das pessoas nem se interessa em encontrar uma resposta, pois o ser humano parece estar sendo treinado para valorizar mais o que o outro tem, o que o outro faz, o que o outro é. Com isso não encontramos motivação para olhar-se, e no mínimo tentar a resposta dessa pergunta: Como vencer? Quando o inimigo é mais forte que eu?
Antes de qualquer movimento para alcançarmos esse objetivo, é preciso saber algo indispensável: Quem são meus inimigos? Onde estão eles? Como são eles? No Antigo Testamento encontramos vários relatos de lutas, onde dentre muitas, ao meu modo de ver, destaca-se o livro de Josué, capitulo 6. Encontramos ai  a narrativa da bela história do povo Hebreu conquistando Jericó. Porem, o que me chama mais a atenção, não é tanto a conquista, mas o que eles fizeram antes de iniciar a luta: “Enviaram espiões para conhecer Jericó, ou seja, conhecer o inimigo”.
Por mais que nos assuste, gosto muito de uma frase escrita por Padre Inácio Larrañaga: Os inimigos estão dentro de nós e não fora. Calma, vou tentar te ajudar a entender melhor com outras palavras o que significa esta frase: Se você esta seguro de quem você é, de que você é um ser limitado, que esta em construção, lutando para alcançar uma meta: nada do que alguém possa fazer, poderá te atingir, sendo assim você não terá nenhum inimigo fora de você. É claro que vamos sentir dor, mas não esta ai o problema, e sim, no fato de nos ocupar demais com o que esta fora, e não nos ocupamos em trabalhar o que esta dentro de nós.
Um exemplo claro que a Bíblia nos mostra que é possível vencer quando o inimigo é mais forte, é a luta de Davi x Golias.Todos nós sabemos que Golias era um Gigante e Davi apenas um menino, mas este ultimo venceu, pois adquiriu alguns conceitos necessários que lhe deram a vitória. Vamos a eles?
“O senhor já me tirou das garras do leão e do urso, me livrara também das mãos deste filisteu”. (I Samuel 17,37) Ele estava certo de que, diante de todas as lutas o Senhor esta com ele. “Tu vens contra mim com espada, lança e escudo, eu porem vou contra ti, em nome do Senhor, o Deus dos exércitos”. (I Samuel 17,45) Com isso, Davi deixa claro que a vitória será alcançada em nome do Senhor, é pela graça de Deus que vai vencer. “Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas e correu ao encontro do filisteu”. (I Samuel 17,48) Davi não ficou olhando para o tamanho do problema, mas foi ao encontro dele.
Pois bem, se as suas tendências e inclinações ao mal, suas limitações, imperfeições e misérias, estão te vencendo, é porque você não esta lutando contra tudo isso como Davi lutou contra Golias, isso se você estiver lutando.
Portanto, se você quer vencer tudo o que não te permite ser feliz: “Confie no Senhor, clame pela sua graça, não fuja de si mesmo, pelo contrario, assuma os seus inimigos, inicie a luta, e com certeza o Senhor te dara a vitória. 

César - Fundador Comunidade Sede Santos