terça-feira, 25 de outubro de 2011

A BELEZA ESTA NO CORAÇÃO DE QUEM VÊ!

Diante de vários e belíssimos relatos do Evangelho em que Jesus realiza diversos tipos de cura, quero com esse artigo levar você a identificar uma grande necessidade de cura que o homem moderno precisa em um aspecto específico do seu ser: o coração.
Preste atenção neste pequeno relato: “Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Pôs-lhe saliva nos olhos e impondo-lhe as mãos perguntou-lhe: Vês alguma coisa? O cego respondeu: Vejo os homens como árvores que andam. Em seguida Jesus lhe impôs as mãos nos olhos e ele começou a ver e ficou curado”. (Marcos 8, 23-25).
Veja, o Evangelho diz que só na segunda vez que Jesus tocou no cego que ele ficou curado. Então podemos perguntar: Porque aquele homem ficou curado somente no segundo toque de Jesus nele? Sendo que no primeiro ele já estava enxergando?
Aí é que está a grande necessidade de cura que o ser humano precisa hoje. Quando Jesus toca-o pela primeira vez ele começa a enxergar, mas olha a resposta que ele dá a Jesus, ou seja, como ele estava enxergando as pessoas: “como árvores”.
Quantos casamentos sendo desfeitos pelo mesmo motivo: marido e esposa, vendo um no outro, verdadeiras arvores em casa. Quantas famílias desestruturadas pelo mesmo motivo, pais vendo nos filhos, mais uma arvore no mundo, e os filhos vendo assim os pais. Também não é diferente no meio profissional, pessoas que convivem em média 8h  durante o dia, e vê-se um no outro, arvores ambulantes, o resultado: ambiente carregado, insuportável de se conviver. E assim vai acontecendo aonde se encontra um ser - humano com o coração ferido, isto é: “vazio de Deus”.
Em função de seus limites e fraquezas, o outro esta sempre errado, a convivência com o outro é sempre insuportável, mas na verdade a distorção esta em meu coração, que fundamenta o meu olhar a ver as pessoas como arvores. Não foi o que aconteceu com o cego?
Penso eu que aí está o grande problema do ser humano: Não aceitar que o problema está nele, mas sim, sempre no outro! Repare que quando o cego responde a Jesus, ele acaba mostrando que tem um coração ferido, machucado, que na verdade o problema é dele: Eu estou vendo as pessoas, as situações, o mundo, a vida como árvores!
Que maravilha, com isso Jesus pode curá-lo, Jesus pode resolver o seu problema, pois ele revelou quem de fato ele era: “sou uma pessoa de coração ferido, estou vendo as pessoas e a vida dessa forma”.
E você? Como está vendo a vida?! Se você é um desses que só reclama de tudo, que nada está bom para você, que ninguém presta ao seu redor, que a vida é só problema! Desculpe, mas o problema está em você! As pessoas têm defeitos, a vida é cheia de lutas, sim, mas o problema está na forma de olhar para a vida, isto é conseqüência do que temos no coração.
Tudo bem, se você se sente assim como esse cego, faça como ele, não esconda o que você tem no coração, não esconda o seu interior, quem de fato você é, mas deixa Jesus também te curar, para que você possa olhar para as pessoas (apesar de seus defeitos), como imagem e semelhança do criador, para os problemas, como obstáculos a serem superados, para a vida, como um maravilhoso presente de Deus para você.

César - Fundador Comunidade Sede Santos

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FRACASSADO É QUEM DESISTE!

Pensei em escrever no artigo dessa edição, algo que viesse a ajudar as pessoas que já estão cansadas de esperar a solução para as dificuldades da casa, pessoas que já não tem mais esperança, por isso não lutam mais para reconstruir a vida familiar, pessoas que nem sequer move uma palha mais para verem resolvidos seus problemas pessoais, tudo pelo fato de, ao olhar o cenário da existência humana: parece que nada mais tem jeito, inclusive ao se tratar de fé.
Talvez você esteja inserido (a) na lista das pessoas que se julgam vitimas por não conseguirem o sucesso diante das lutas, nem mesmo recorrendo a Deus.
Mas, não é bem assim. Apesar de, em algumas situações, não recebermos uma resposta imediata de Deus, no entanto posso afirmar: “quem não desiste de esperar o socorro de Deus, perseverando em sua presença, alcançarás a vitória, isto é, experimentara a Graça acontecendo”.
Tomemos o exemplo da mulher Cananéia. O episódio esta no evangelho de São Mateus capitulo 15, versículos 21 a 28.
Ao se dirigir a Jesus, profundamente aflita em função de um problema sério que enfrentava, a mulher apresentou o motivo de sua aflição: “Minha filha esta cruelmente atormentada por um demônio”. (e que problema hem?) Ao olhar para o tamanho do problema dessa mulher, a impressão é que Jesus vai resolver o problema dela o mais rápido possível. Porem, não foi o que aconteceu. Diz o versículo 23, que ele não respondeu palavra alguma a mulher, ou seja, nem deve ter olhado para ela.
Daí então, ela acabou recebendo uma ajuda inesperada, porem, muito bem vinda. Os próprios discípulos de Jesus pediram por ela. Já era a segunda tentativa. Mais uma vez ela não conseguiu. “Fui enviado para os da casa de meu pai e não para os pagãos”. Foi a resposta de Jesus.
Mas, a mulher estava decidida em perseverar até o fim para conquistar a solução do seu problema, e agora se prostra aos pés de Jesus: “Senhor, ajuda-me”. Quer oração mais sincera e profunda como esta? Porem, o pior ainda estava por vir. Alem de não receber a Graça, ela é comparada por Jesus a um cachorrinho, se referindo mais uma vez ao fato de ser uma mulher pagã. “Não convem jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos”.
Que maravilha, ai esta uma mulher de fé. Você acha que apesar de tudo isso ela abandonou Jesus? Saiu falando mal dele, criticando Deus e todo mundo? Que nada. Quem caminha na fé, não desiste nunca, mesmo se aparentemente Jesus não esta nem ai para mim. Veja a resposta da mulher a Jesus. Ou melhor, a expressão de fé dessa mulher: “Até os cachorrinhos se fartam com as migalhas que caem da mesa de seus donos”.
Pronto não precisava mais nada, Jesus viu que mesmo diante das dificuldades, ela não desistiu, mas cresceu na fé. Mesmo não tendo o seu problema resolvido de imediato, ela não deixou de ver em Jesus: a solução para a sua vida. “Ó mulher, grande é a sua fé. E na mesma hora a sua filha ficou curada”.
Acho que não preciso escrever mais nada, penso que você entendeu. No entanto, termino este artigo transcrevendo algo de um conhecido cientista, Thomas Edison:
“Muitos dos fracassos que as pessoas experimentam são devido ao fato de que eles não sabem quão próximo estão do sucesso quando resolvem desistir”.

César – Fundador Comunidade Sede Santos

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SENHOR, MINHA FILHA ESTA MORRENDO....

Queridos (a) irmãos (as) em Cristo, quero com esse pequeno artigo, tentar ajuda-lo a resolver os problemas, a superar as dificuldades, tudo com um exemplo belíssimo de quem assim o fez. Para isso a nossa fundamentação será a sagrada escritura. Preste a tenção nesse fato.
“A sua volta, Jesus foi recebido por uma multidão que o esperava. O chefe da sinagoga, chamado Jairo, foi ao seu encontro. Lançou-se aos seus pés e rogou-lhe que fosse a sua casa, porque tinha uma filha única de uns doze anos que estava para morrer. Jesus dirigiu-se para la, ... Enquanto ainda falava, veio alguém e disse a Jairo: tua filha acaba de morrer, não incomodes mais o mestre. Mas Jesus ao ouvir isso, disse a Jairo: Não temas, crê somente e ela será salva”.  (Lucas 8, 41-42.49-50)
Não vou nem relatar o final desse episódio, mas posso lhe assegurar: “Jesus foi a casa de Jairo e curou, restituiu a vida de sua filha”.
É claro que esse fato, ou seja, essa verdade nos enche de admiração. Mas admiração é muito pouco para quem pode também experimentar e testemunhar as maravilhas que Jesus continua realizando até hoje.
Jairo tinha um problema em sua casa, tinha uma filha enferma fisicamente, para alguns já estava até morta. Vamos direto para nossa realidade. E você? Tem alguém na sua casa que precisa ser curado por Jesus, ou até ressuscitado?
Pois bem, saiba que Jesus pode, e até desejar ir também em sua casa, curar, restaurar, ou até mesmo devolver a vida há alguém dos seus que há muito tempo  padece fisicamente. Talves em sua casa não há ninguém enfermo “fisicamente” precisando ser curado, mas sera que não há ninguém lá, precisando de cura espiritual ou interior?
Quantas enfermidades visíveis hoje em nossas casas: filhos revoltados, viciados em drogas, filhos que tão cedo, não dão mais satisfação de suas vidas aos pais, não respeitam mais os pais, filhos carentes, que por conseqüência trazem filhos também tão cedo para os seus pais cuidarem, e assim por diante. E tudo isso por quê? Precisam de cura espiritual e interior.
Mas por outro lado, também é visível nas famílias: maridos, esposas, pais, mães, ou alguma pessoa que precisam de cura, porque são extremamente irritados, impacientes, mau-humorados. Sem contar: o vicio da bebida, a compulsividade ao consumo, a sexualidade desregrada, a depressão...
Se você se encaixou nessa lista, isto é, se há alguém na sua casa com alguma dessas enfermidades espirituais, interiores ou até física, olhe para o evangelho, olhe o exemplo de Jairo, é o que você precisara fazer para ver a cura, a transformação, a conversão e a salvação da sua casa.  Vamos aos passos.
1º Pare de buscar soluções para os problemas em tantos lugares errados e em tantas pessoas incapaz para isso. “Jairo foi ao encontro de Jesus”. 2º Ao pedir que Jesus fosse a sua casa, Jairo se relacionou com ele. Para nós esse relacionamento com Jesus possui um nome bem definido: “Oração”. É pedindo a Jesus através da oração que veremos ele indo e curando, a quem necessita em nossa casa . Se você não tiver uma vida de oração... 3º  Ao começar ir ao encontro de Jesus, as vozes do mundo, se levantarão através de situações ou pessoas, para te fazer desistir de acreditar e caminhar com Jesus,  e que com ele tudo pode ser mudado. Mas, ele mesmo nos da o segredo: “Não tenha medo, não desanime diante das contrariedades,  não desista de mim, vamos até fim”.
Portanto, comece hoje mesmo a dizer, Senhor vamos a minha casa...

César - Fundador Comunidade Sede Santos