segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A ESPERANÇA JAMAIS DEVE MORRER!

Em uma ampla sala, quatro velas compartilham sua luz em uma tarde de verão. Quando o crepúsculo suavizou as cores e as sombras apareceram, um triste diálogo surgiu entre elas.
A primeira vela disse entre soluços:
_ Eu sou a paz, eu não sei o que faço acesa neste mundo. Os homens preferem à guerra, a violência e o terrorismo. Eu, melhor, me apago. E foi morrendo.
A segunda vela afirmou com decepção:
_ Eu sou a verdade, já não sirvo para mais nada neste mundo. As pessoas preferem viver na mentira e no engano. Sou excluída e mentem tanto uns aos outros. Eu já não tenho nada que fazer neste planeta. Melhor, vou desaparecer deste mundo.
A terceira vela se levantou com tristeza:
_ Eu sou o amor, já não tenho forças para permanecer viva. As pessoas já não crêem no amor, os casais se divorciam, e as famílias se dividem. Prefiro extinguir-me. E foi se apagando.
Davi, um menino de sete anos, entrou lentamente na sala que era iluminada pela ultima vela. Ficou com medo e começou a chorar.
_ Tenho medo. Desapareceu a paz, a verdade e o amor. O mundo esta em trevas. Não quero viver neste caos tão escuro.
A ultima vela, a única que continuava acesa, iluminou as lagrimas de seus olhos e disse:
_ Davi, não chore, não tenha medo. Enquanto eu permanecer acesa, posso acender todas as velas que estiverem apagadas, eu sou capaz de dar luz novamente á paz, a verdade e ao amor.
O menino perguntou:
_ Quem é você?
A vela respondeu:
_ Eu sou a esperança, enquanto eu estiver acesa, nem tudo esta perdido. Com minha luz se pode acender novamente, a paz, a verdade e o amor.
O menino pegou então a vela da esperança e acendeu as outras três. As outras velas repetiam em coro: “com a esperança se acende todas as velas apagadas”.
É isso mesmo, a esperança torna possível o que esperamos, e podemos reacender em nós todas as outras faculdades que estão apagadas.
Por isso, não pense que em função dos problemas que você esta convivendo, tudo na sua vida esta perdido. Não. Se você mantiver viva a confiança e a esperança, tudo vai passar, até mesmo aquela noite que parece não ter fim, ela poderá ser longa e bem escura, porem, ao amanhecer, dará lugar ao brilho do sol.
Portanto, a esperança não é a ultima que deve morrer, ela jamais deve morrer.

Formação Sede Santos