segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jesus, estou me afundando, Salva-me!



Confesso que “parcialmente” me entristeci quando experimentei no coração a direção que Deus me inspirava para falar a nós através desse pequeno artigo. Sei que infelizmente não é um tema sugestivo para despertar o desejo pela leitura, porem, foi através dessa expressão, ou desse clamor, que os discípulos de Jesus, certo dia puderam experimentar a calmaria, a bonança, a paz, após passarem por um período de tempestade, onde esta nos garante a Bíblia: “já estava sufocando-os pela força do vento e pela fúria da água”. (Lucas 8, 22-25)
Quantas pessoas que hoje se encontram na mesma situação que os discípulos de Jesus se encontravam durante aquela travessia. Volto a usar a palavra “infelizmente”, para poder dizer: “o titulo desse artigo parece ser mais atual e necessário do que nunca”.
Hoje há paises que ao iniciarem a travessia, jamais poderiam imaginar estarem sentindo-se tão sufocados pela força do vento e pela fúria da água, isto é, “pela crise econômica”. Hoje há famílias que ao iniciarem a travessia, não podiam imaginar o poder da tempestade que iria os surpreender, como assim esta acontecendo, ou seja, “o desemprego, a falta de recursos financeiros para a manutenção da casa, o vicio das drogas, a rebeldia dos filhos, isso quando não, o desfecho total da família”. Enfim, penso que, não há quem hoje se encontre totalmente isento da força do vento e da fúria da água das tempestades, que se levanta quase que diariamente contra todos nós, seja em um nível social, familiar ou pessoal. Pare um pouco e reflita: qual é a tempestade que esta assolando sua vida? Ou de toda sua casa?
Pois bem, não sei qual a tempestade que você identificou estar te sufocando, mas sei que, aquela tempestade que sufocava os discípulos durante aquela travessia, não foi acalmada por nenhum Presidente da Republica, mesmo que muitíssimo bem conceituado mundialmente, também não foi acalmada por nenhum sistema ou plano econômico, tão pouco, por qualquer alguma outra tentativa de solução que poderia partir por parte deles. Não.
No entanto, o vento começou a perder a sua força, a água perder a sua fúria, a tempestade foi se silenciando e dando lugar a bonança e a calmaria; quando eles tiveram uma inspiração acompanhada de uma ação: “Jesus, nós estamos perecendo”. Ai esta a solução para a crise econômica, para os sucessivos assaltos e roubos que estão hoje em todas as cidades, pois estes na maioria deles são frutos do consumo de drogas. Ai esta a solução para as inúmeras enfermidades psicossomáticas (tristeza, angustia, depressão, síndrome do pânico, etc.) que hoje esta sufocando tantas pessoas, pois estas são resultadas de tempestades não acalmadas, ou seja, problemas não superados.
Portanto, esse simples artigo, até pode ser a inspiração, mas a ação (atitude) de se aproximar de Jesus, constantemente, e suplica-lo: “Jesus, eu estou perecendo, ajuda-me. Jesus, minha casa esta sendo assolada, vem em nosso socorro, e assim por diante”. Essa é a sua parte. Então, não espere acontecer coisas piores com você, com sua casa . A solução para ser superada todas as tempestades da vida, tem um nome: JESUS. Comecemos juntos a fazer o que os discípulos fizeram: Jesus, estamos nos afundando, Salva-nos!

César - Comunidade Sede Santos

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ele quase teve depressão!


Convidado para dar uma formação em um seminário de oração de uma paróquia vizinha, senti-me por instante chocado, em função do texto evangélico que me foi oferecido como fundamento (Marcos 14,32-37).
O primeiro detalhe do texto que me fez parar e por um bom tempo refletir, foi o versículo 34, onde neste Jesus deixa bem claro aos seus:
“A minha alma esta numa tristeza mortal...”
Colocando um olhar aguçado e refletindo demoradamente, me veio o seguinte conceito: “Ele (Jesus) quase teve depressão”! Então surgiu-me uma duvida: Porque Jesus, mesmo experimentando uma tristeza mortal na alma, não chegou a ser alguém deprimido?
A esta altura uma alegria começou a invadir meu coração. É claro que não foi difícil identificar o porquê Jesus chegou a este estado: 1º a realidade que ele estava vivendo, tinha todas as característica para causar todo tipo de dor em sua alma, ou seja, estava prestes a ser crucificado, e mais, sem motivo algum para isso. 2º simplesmente porque era humano.
Mas, voltemos ao motivo pelo qual meu coração se alegrou: “Prostrou-se com o rosto por terra e começou a orar”.
Se colocar em oração foi a primeira atitude (a 2ª falo logo mais) que teve Jesus. E foi essa uma das atitudes que não o deixou ser definido pela terrível realidade com o qual esta enfrentando. Ele até provou o pior sentimento que um ser humano pode experimentar: uma tristeza mortal. Porem, a oração de Jesus, nos mostra que, precisamos nos momentos de crises, fases complicadas, ou realidades doloridas, orar não para o problema desaparecer como uma mágica, e sim para sermos condicionados por Deus a vencê-lo.
A segunda atitude de Jesus, ao sentir-se angustiado e entristecido, e isto significa um passo para a depressão: “foi se expor totalmente frágil aos seus”.  Isto é, Jesus não teve medo de expor a sua humanidade ferida e machucada, como muitos de nós fazemos. Por isso, busque criar "fraternidade" e não apenas "amizade". Em um ambiente fraterno você pode expor  o que de fato esta vivendo, no ambiente apenas de amizade, nem sempre podemos ser quem de fato somos, pois, será que vamos ser auxiliados?
Aprenda com Jesus, ou seja, na hora da dor: ORAÇÃO E PARTILHA FRATERNA!

César - Comunidade Sede Santos


quarta-feira, 11 de julho de 2012

SOMOS REFLEXOS DE DEUS!


Ao iniciarmos este artigo, gostaria de convidar o amigo (a) leitor (a), a juntos recordarmos a nossa origem, isto é: quem é. A bíblia nos da uma definição através da narrativa da criação do universo. Logo no 1º capitulo do livro do Gênese, versículo 26 encontra a nossa real definição: “Deus fez o homem a sua imagem e semelhança”.
Pois bem, uma vez sabendo que somos imagem e semelhança de Deus, sendo Deus definido em uma palavra: AMOR (I João 4,8), só podemos chegar a uma conclusão a quem somos e o porquê estamos no mundo. “Somos reflexo de Deus, estamos no mundo para sermos expressão do seu amor”. Alias, “a continuidade da bondade e do amor de Deus no mundo depende dos gestos humanos”. Sabe o que significa isso? “Deus escolheu a humanidade para manifestar o seu amor”. Sendo assim, tentamos responder uma pergunta: Será que o mundo (os ambientes aonde você vive) tem experimentado o amor de Deus? Imagino ter chegado à mesma resposta sua. Só não sei se você chegar ao mesmo conceito que eu em relação ao porque as pessoas não conseguem ser reflexo do amor de Deus entre si. O filosofo e fundador da comunidade A Arca, Jean Vanier, escreve assim em uma de suas obras: “Enquanto estamos só podemos acreditar que amamos todo mundo. Convivendo, e isto acontece o tempo todo, compreendemos o quanto somos incapazes de amar”. E não tem como fugir, o relacionamento humano faz parte de nossa existência. Com tudo essa expressão de Jean Vanier, é claro que é real, mas ainda não é o que julgo ser totalmente o obstáculo para sermos a mais profunda expressão do amor de Deus no mundo. Repare bem nisso: “A personalidade humana é uma realidade conjunta e um conjunto de realidades”. (Pe. Inácio Larranãga). Não sei se você entendeu, mas vou tentar resumir e exemplificar. Quando estamos convivendo com alguém, não estamos convivendo com a pessoa só daquele momento. Estamos convivendo com a personalidade toda da pessoa, e a personalidade dessa pessoa foi formada através de tudo o que ela viveu durante toda a sua história pessoal.
Pois bem, será que a pessoa com quem você convive no decorrer de toda a sua história pessoal, jamais se sentiu ferida pelas circunstancias adversa da vida? Agora vamos inverter a pergunta: E você? Não tem nenhuma ferida em sua personalidade? Não vai se assustar, penso que isso vai te ajudar a entender o porquê as pessoas não experimentam o amor de Deus através do relacionamento humano: “A pessoa que tem a personalidade ferida, tem também, fortes tendências em ferir”. (Jacques Salomé – Psicólogo e doutor em relações humanas).
Que bom, agora sim, penso que esta entendido. Mas, que pobre seria esse artigo, sem que no mínimo tivéssemos uma pequena luz e assim podermos fazer algo para melhorar esse quadro. O Monge e também Psicólogo, Anselm Grun, é quem vai nos dar essa luz: “Quais são as suas feridas? Conheça-as e aceite-as, pois as suas feridas abrem você para o seu verdadeiro si-mesmo. Elas obrigam você a continuar o seu trabalho de aperfeiçoamento e crescimento. A ferida remete você a Deus, o verdadeiro médico de sua alma. Mas, só pode ser transformado por Deus o que apresentamos a ele”.
Entendeu? Não podemos esperar as pessoas ficarem perfeitas para aceita-las e sermos reflexo de Deus para elas. Antes, devemos apresentar ao Senhor as nossas próprias feridas, para que ele as cure e assim sermos condicionados a sermos expressão do seu amor no mundo.

César - Comunidade Sede Santos

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Tá chegando o Acampa Jovem de Férias 2012

O Acampa Jovem de Férias 2012, é mais um evento da Missão Jovem da Comunidade Sede Santos. Sendo o AJF realizado pelo 3º ano consecutivo, são dias de atividades fundamentadas na formação cristã e humana do jovem, são dias inesqueciveis na vida do jovem que encara o desafio de retirar-se do mundo 4 dias ( 06 a 09/07) para um encontro com Deus através de uma programação super preparada para levar o jovem a experimentar o quanto é bom ser de Deus, como tambem a condição para ser de Deus. Sendo o ambiente totalmente voltado para o jovem, as atividades não podiam ser diferentes, todas com caracteristicas jovem, no entanto, todas com um só objetivo: levar o jovem a identficar sua condição no mundo, isto é, filho amado de Deus.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

6ª FEIRA - 06/07
Noite: Apresentação - Formação - Oração

SÁBADO - 07/07
Manhã: Santa Missa - Atividades Radicais
Tarde: Formação - Atividades Radicais
Noite: Formação - Oração - Luau

DOMINGO - 08/07
Manhã: Formação - Gincana
Tarde: Teatro (Ministéria de Artes Barra Bonita)  - Santa Missa
Noite: Adoração JHS - Festa / Show (Banda Glória Eterna)

2ª FEIRA - 09/09
Manhã: Formação - Conclusão - Testemunhos

VOCÊ QUE AINDA NÃO NÃO SE DECIDIU: VENHA FAZER ESSA EXPERIÊNCIA!
(14) 3664 4571 - VAI SER DA HORA!