segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A SANTIDADE APARTIR DO RECONHECIMENTO DE NOSSA FRAGILIDADE!



Santidade, palavra tão pouco pronunciada nos dias de hoje, até mesmo entre “membros ativos” da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Qual seria então, o motivo de tão grande descaso a essa que é a grande finalidade do ser cristão, conforme o próprio Senhor nos pede através de toda a sua palavra, entre outras citações podemos encontrar: LV 18,2 – MT 5,48 - I TESS 4,3 – I PE 1,16.
Refletindo um pouco, após esperar do Senhor uma inspiração cabível para definir e assim escrever nesse artigo o porquê os que se dizem cristãos tem tanto medo dessa palavra: “a palavra, não em si, mas como pano de fundo, traz um certo conceito de perfeição. E ai para mim não há duvidas, o ser humano em seu contexto geral, é revestido de certo medo, fundamentado este em sua própria humanidade”.
Pois bem, entre outras expressões usadas pelos homens e mulheres de Deus, gosto de ficar com essa: “Santidade se refere à em tudo buscar a vontade do Senhor, independente do resultado, como também em relação as suas conseqüências”.
Daí então resulta-nos o seguinte conceito: como fazer a vontade de Deus, se a nossa vontade na maioria das vezes é mais forte?
Que bom, estamos quase chegando ao mapa que pode nos levar ao grande tesouro.  Só uma paradinha aqui para olharmos os homens e mulheres que a igreja canonizou, ou seja, decretou como santos e santas, foram feitos por Deus, não santos, mas humanos para conquistar a santidade, como você e eu, e muitos conseguiram.
Estamos quase chegando. Se aguçarmos um pouco mais nosso olhar na vida dos santos (as), não seria difícil encontrarmos características na humanidade deles que poderiam levá-los a ser classificados como pessoas imperfeitas e, portanto, longe da santidade. Porem, ai esta o grande mapa para se chegar à santidade: a própria humanidade, e tudo o que nela contem, inclusive as limitações e tendências pecaminosas.
Portanto, não tente você buscar a perfeição para depois alcançar a santidade. Santidade poderíamos dizer que é um produto que se constrói com uma só matéria-prima: a nossa própria imperfeição.
Então, você que deseja responder a esse chamado que o Senhor lhe faz, (a santidade) comece utilizando as suas tendências pecaminosas para aproximar-se mais de Deus, observe as suas quedas, utilize-as para apresentar-se a Deus como um ser imperfeito, deixe que isso o leve a construir uma intimidade com o Senhor, e assim ele vai te capacitar para ir conquistando as vitórias, isto é, para ir tendo atitudes um pouco menos pecaminosas, e acredite, isso já é santidade, pois como diz São Francisco de Sales:
“A sua busca pela santidade vai durar tanto quanto sua própria vida”.