terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Eis a grande busca do ser humano...



Encontrar o sentido da vida. Até porque essa é a razão pelo qual existimos. No entanto podemos afirmar: “a vida tem sentido sim, e é esse sentido que gera a satisfação em nossa humanidade”. Daí então, o porquê tão poucas pessoas se dizem “ser felizes”, pois, felicidade não é um acontecimento, ou um momento prazeroso, e sim, uma experiência concreta com o verdadeiro sentido pelo qual existimos.
Mas, vamos tentar encontrá-lo através das pistas indicadas pelas setas que defendem o bem estar da vida humana:
“O essencial ao ser humano é invisível aos seus olhos” (Saint Exupery – Poeta Frances)
“O ser humano não é alguém em busca da felicidade, mas sim, alguém em busca de uma razão para ser feliz” (Vitor E. frankl – Psiquiatra e Logo terapeuta)
Veja, são duas áreas que se ocupam com o bem estar do ser humano para ajudá-lo a encontrar o sentido da vida. O Poeta afirma que, o que os nossos olhos vêem, não podem ser o sentido de nossa existência, ou seja, o que podemos tocar, não pode nos trazer felicidade.
Já o Psiquiatra e Logo terapeuta, deixa-nos claro que, sem encontrarmos uma razão para ser feliz, jamais poderemos experimentar o sentido que a vida tem a nos oferecer.
Agora, repare no que a doutrina da Igreja Católica, inspirada pelo Espírito Santo, nos fala sobre o tema:
“Somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (CIC 27)
Pois bem, em uma única frase, mas com muita sabedoria, a Igreja deixa claro dois pontos necessários para encontrarmos o sentido da vida: 1º o ser humano não cessa de buscar a felicidade. 2º Só Deus pode ser a razão para experimentarmos o sentido da vida, isto é, “a felicidade”.
Sendo assim, querido (a) leitor (a), talvez você seja uma dessas pessoas que não sente a falta de nada do que é tocável, ou seja, não lhe falta pessoas ao seu redor, bens materiais ou prestigio social, mas, é alguém que a todo custo ainda busca a tal felicidade. Sabe por que ainda não a encontrou? Simplesmente por que a sua vida ainda esta muito longe de Deus, sendo que, é ele a razão e o sentido de sua existência. Tão logo, não fica difícil sabermos: sem uma vida fundamentada em Deus, jamais alguém pode dizer que encontrou a felicidade.
Portanto, quer experimentar o sabor maravilhoso que a vida tem a lhe oferecer? Entregue ela todinha para Deus, depois você me conta ta!

César - Comunidade Sede Santos