terça-feira, 24 de julho de 2012

Ele quase teve depressão!


Convidado para dar uma formação em um seminário de oração de uma paróquia vizinha, senti-me por instante chocado, em função do texto evangélico que me foi oferecido como fundamento (Marcos 14,32-37).
O primeiro detalhe do texto que me fez parar e por um bom tempo refletir, foi o versículo 34, onde neste Jesus deixa bem claro aos seus:
“A minha alma esta numa tristeza mortal...”
Colocando um olhar aguçado e refletindo demoradamente, me veio o seguinte conceito: “Ele (Jesus) quase teve depressão”! Então surgiu-me uma duvida: Porque Jesus, mesmo experimentando uma tristeza mortal na alma, não chegou a ser alguém deprimido?
A esta altura uma alegria começou a invadir meu coração. É claro que não foi difícil identificar o porquê Jesus chegou a este estado: 1º a realidade que ele estava vivendo, tinha todas as característica para causar todo tipo de dor em sua alma, ou seja, estava prestes a ser crucificado, e mais, sem motivo algum para isso. 2º simplesmente porque era humano.
Mas, voltemos ao motivo pelo qual meu coração se alegrou: “Prostrou-se com o rosto por terra e começou a orar”.
Se colocar em oração foi a primeira atitude (a 2ª falo logo mais) que teve Jesus. E foi essa uma das atitudes que não o deixou ser definido pela terrível realidade com o qual esta enfrentando. Ele até provou o pior sentimento que um ser humano pode experimentar: uma tristeza mortal. Porem, a oração de Jesus, nos mostra que, precisamos nos momentos de crises, fases complicadas, ou realidades doloridas, orar não para o problema desaparecer como uma mágica, e sim para sermos condicionados por Deus a vencê-lo.
A segunda atitude de Jesus, ao sentir-se angustiado e entristecido, e isto significa um passo para a depressão: “foi se expor totalmente frágil aos seus”.  Isto é, Jesus não teve medo de expor a sua humanidade ferida e machucada, como muitos de nós fazemos. Por isso, busque criar "fraternidade" e não apenas "amizade". Em um ambiente fraterno você pode expor  o que de fato esta vivendo, no ambiente apenas de amizade, nem sempre podemos ser quem de fato somos, pois, será que vamos ser auxiliados?
Aprenda com Jesus, ou seja, na hora da dor: ORAÇÃO E PARTILHA FRATERNA!

César - Comunidade Sede Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu esse post? Comente!