sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Fraco não sabe perdoar

“Porque perdoar é qualidades dos fortes”. Estas são palavras de um hindu piedoso, Mahatma Gandhi – uma pessoa cujo pacifismo e vontade eram tão forte que levou uma potencia mundial a dobrar-se e que escreveu um capitulo da história do mundo. Em seu engajamento referiu-se expressamente a Jesus.
Muitos cristãos acham um peso perdoar aqueles que o o fenderam. O perdão tem pata eles um gosto de resignação. Não posso ficar com raiva devo perdoar. Perdoar é sempre expressão de fortaleza e não de fraqueza.
Só posso perdoar o outro quando me distancio dele internamente. Para isso preciso da agressão, de uma força interior, com aqual jogo o outro para fora de mim.
O segundo passo do perdão é deixar a ofensa para o outro. Perdoar significa, mandar embora o que o outro me fez, para que isso não me afete e oprima.
O terceiro passo é tentar compreender o outro. Quando eu o compreendo, o perdão não é mais uma obrigação pessoal, a qual submeto para cumprir o mandamento de Jesus, mas um ato de libertação. Se eu compreendo que o outro me ofendeu só porque ele mesmo é um filho ofendido, porque ele passou adiante as ofensas que ele ofendeu, então ele já não tem poder sobre mim. Fico livre daquilo que ele me fez.
Enquanto eu não puder perdoar, estou ligado ao outro. O perdão me liberta. Muitas pessoas não se tornam sadias porque não sabem perdoar. Há necessidade de boa dose de autodomínio para saber perdoar. Mas o perdão leva ao mesmo tempo uma fortaleza, clareza e liberdade interior muito grande.

Formação Humana Sede Santos
Do livro: O livro da arte de viver
                 Anselm Grun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu esse post? Comente!