terça-feira, 14 de junho de 2011

OS INIMIGOS ESTÃO DENTRO



É na mente humana que se forjam os inimigos do homem e também os amigos. Tudo ao que mentalmente opomos resistência transformamos em inimigo. Se não gosto destas mãos, elas são minhas inimigas; se não gosto de chuva e calor, eles serão meus inimigos; se não gosto da pessoa que está do meu lado, dessa tosse, daquele barulho... são meus inimigos. Se não gosto da minha aparência, do meu nariz, dos meus dentes, da minha pele..., transformam-se em meus inimigos, despertam em mim os mesmos sentimentos de repulsa que um inimigo real. E você começa a se tratar com hostilidade, como se fosse seu próprio inimigo, envergonhando-se. E envergonhar-se equivale a castigar a si mesmo.
Os inimigos estão, portanto, dentro do homem. Ou melhor, os inimigos passam a existir à medida que você lhes dá vida com suas recusas mentais. Se rejeitar seu vizinho, você o transforma em inimigo, mas o problema não está nele, e, sim, em você. A inimizade cresce à medida que aumenta a repulsa do seu coração. Se você não gosta da voz de determinada pessoa, do modo de ser daquela outra, dessa atitude, daquela reação..., sua alma pode acabar transformada em uma cidade cercada de inimigos por todos os lados.
Desse modo, milhares de acontecimentos e de agentes externos podem despertar em você sentimentos de hostilidade, reações iradas, impulsos de violência. Portanto, se o homem acaba se transformando em inimigo de tudo que o desagrada, pode acabar transformando-se em um ser universalmente sombrio, medroso, e ao mesmo tempo temido e inimigo da humanidade.

Formação Humana - Sede Santos
Inácio Larrañaga - Sacerdote franciscano-capuchinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu esse post? Comente!