sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PORQUE CHORAS?

O titulo deste artigo, que quero partilhar com você, querido (a) leitor (a), esta dentro do contexto evangélico, no qual faz parte da maior festa solene da Igreja Católica: a Páscoa. O evangelho se trata da narrativa de um dos momentos mais marcante dessa solenidade: a ressurreição de Jesus.
Alem de Jesus e dos Anjos, o evangelista João no seu relato, nos apresenta uma outra figura: Maria Madalena. E é exatamente ela que ouve por duas vezez essa profunda expressão, vinda pela primeira dos anjos, mas na segunda foi do próprio Jesus que ela ouviu tal indagação: por que choras?
Ao se referir a mulher com essa interrogação, Jesus trazia nessa pergunta, algumas características próprias do seu coração: consolar, aliviar, suavisar, confortar a mulher que se mostrava profundamente aflita. Que maravilha, Madalena foi contemplada pela Graça que todo ser humano anseia: teve o seu coração aflito, angustiado, entristecido, desanimado, decepcionado, enfim profundamente machucado, pela suavidade, alivio, conforto, consolo, que só quem tem um encontro pessoal com Jesus vivo e ressuscitado pode experimentar.
Agora sou eu quem te pergunto: Por que choras? Por que anda tão triste? Por que esta tão desanimado? Por que essa angustia no seu coração? É claro que você não quer conviver com nada disso em teu coração. Não preciso nem perguntar.
Pois bem, Madalena pode experimentar as alegrias de um coração aliviado batendo em seu peito, porque soube utilizar a dor e o sofrimento que havia em seu coração. Mesmo sentindo-se ferida pela decepção, humilhação e solidão, não deixou-se ser definida pela dor, mas foi em busca, não apenas de uma Graça, pois sabia que Jesus tinha sido sepultado, foi ao encontro dele porque se tratava de quem já tinha lhe devolvido a alegria e o sentido da vida.
Até parece que Madalena conhecia alguns conceitos psicológicos, pois um dos maiores nomes em se tratar dessa área cientifica, assim escreveu: “O sucesso de nossa vida, isto é, termos um coração consolado, depende da maneira como lidamos com o sofrimento que estamos convivendo”. (C. G. Jung)
Muito bem, tentei utilizar esse contexto, porque estamos no mês em que a Igreja nos convida a celebrarmos a Páscoa, e isso significa passagem da morte para vida. Foi o que aconteceu com Jesus, foi o que aconteceu com Madalena, é o que pode acontecer com você, não apenas na data em que a igreja nos leva a revivermos tal acontecimento, mas a cada dia e em cada realidade que estivermos experimentando a dor, o sofrimento, a morte. Madalena soube lidar com toda insatisfação que estava lhe roubando a vida. Você também pode saborear as delicias de um coração aliviado batendo em seu peito. Jesus continua vivo e ressuscitado esperando por você a cada dia, a cada situação inesperada, porem que lhe traz insatisfações, e dor. Aproveite essa data, não deixa ser mais uma “páscoa” em sua vida. Adquira um novo conceito para sua vida: a cada dia fazer uma experiência de estar na presença de Jesus, apresentando a ele a sua vida, assim você também poderá ouvir-lhe dizendo: Por que choras?

César - Fundador Comunidade Sede Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu esse post? Comente!