segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SE O INIMIGO É MAIS FORTE: COMO VENCER?

Imagino que a maioria das pessoas nem se interessa em encontrar uma resposta, pois o ser humano parece estar sendo treinado para valorizar mais o que o outro tem, o que o outro faz, o que o outro é. Com isso não encontramos motivação para olhar-se, e no mínimo tentar a resposta dessa pergunta: Como vencer? Quando o inimigo é mais forte que eu?
Antes de qualquer movimento para alcançarmos esse objetivo, é preciso saber algo indispensável: Quem são meus inimigos? Onde estão eles? Como são eles? No Antigo Testamento encontramos vários relatos de lutas, onde dentre muitas, ao meu modo de ver, destaca-se o livro de Josué, capitulo 6. Encontramos ai  a narrativa da bela história do povo Hebreu conquistando Jericó. Porem, o que me chama mais a atenção, não é tanto a conquista, mas o que eles fizeram antes de iniciar a luta: “Enviaram espiões para conhecer Jericó, ou seja, conhecer o inimigo”.
Por mais que nos assuste, gosto muito de uma frase escrita por Padre Inácio Larrañaga: Os inimigos estão dentro de nós e não fora. Calma, vou tentar te ajudar a entender melhor com outras palavras o que significa esta frase: Se você esta seguro de quem você é, de que você é um ser limitado, que esta em construção, lutando para alcançar uma meta: nada do que alguém possa fazer, poderá te atingir, sendo assim você não terá nenhum inimigo fora de você. É claro que vamos sentir dor, mas não esta ai o problema, e sim, no fato de nos ocupar demais com o que esta fora, e não nos ocupamos em trabalhar o que esta dentro de nós.
Um exemplo claro que a Bíblia nos mostra que é possível vencer quando o inimigo é mais forte, é a luta de Davi x Golias.Todos nós sabemos que Golias era um Gigante e Davi apenas um menino, mas este ultimo venceu, pois adquiriu alguns conceitos necessários que lhe deram a vitória. Vamos a eles?
“O senhor já me tirou das garras do leão e do urso, me livrara também das mãos deste filisteu”. (I Samuel 17,37) Ele estava certo de que, diante de todas as lutas o Senhor esta com ele. “Tu vens contra mim com espada, lança e escudo, eu porem vou contra ti, em nome do Senhor, o Deus dos exércitos”. (I Samuel 17,45) Com isso, Davi deixa claro que a vitória será alcançada em nome do Senhor, é pela graça de Deus que vai vencer. “Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas e correu ao encontro do filisteu”. (I Samuel 17,48) Davi não ficou olhando para o tamanho do problema, mas foi ao encontro dele.
Pois bem, se as suas tendências e inclinações ao mal, suas limitações, imperfeições e misérias, estão te vencendo, é porque você não esta lutando contra tudo isso como Davi lutou contra Golias, isso se você estiver lutando.
Portanto, se você quer vencer tudo o que não te permite ser feliz: “Confie no Senhor, clame pela sua graça, não fuja de si mesmo, pelo contrario, assuma os seus inimigos, inicie a luta, e com certeza o Senhor te dara a vitória. 

César - Fundador Comunidade Sede Santos

3 comentários:

Curtiu esse post? Comente!