segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DEIXA ROLAR A FESTA

A palavra festa sempre é bem vinda para a maioria das pessoas, no qual penso ser o motivo da boa recepção, ou seja, o ambiente que esta proporciona às pessoas. O dicionário da língua portuguesa, diante de alguns conceitos, nos traz dois, onde imagino serem propício para o objetivo deste artigo: Festa = aparência alegre e prazenteira. É claro que em qualquer festa, o sentimento que deve predominar nos corações é a alegria, ou seja, o prazer pela vida. Mas, será que toda festa tem a capacidade de construir em nós pessoas alegres e felizes? Será que toda festa tem a condição de proporcionar em nós o prazer pela vida?
A Bíblia nos traz vários relatos sobre festas, no entanto, vejo estar no evangelho de Lucas, capitulo 15, a festa mais necessária para todos nós participarmos.
De uma forma bem resumida, Jesus nos conta através de uma parábola o relato de um filho que abandona o pai, se declara não querer mais os cuidados do pai. A mesma história deixa-nos também explicito o resultado de tal atitude do filho: a fome, a tristeza, a solidão, o vazio interior... Mas, como a nossa finalidade é a palavra “festa”, como pode a situação que estava vivendo o rapaz, chegar a um ambiente alegre, prazeroso?  Isto é, festivo?
Pois bem, ao encontrar-se com o seu nada, fruto de ter recusado o amor do Pai, para ser feliz sem ele, o filho tomou uma decisão: “levantar-me-ei e irei ao meu Pai” (Lc 15,18) É claro que se olharmos dentro de um contexto humano, a atitude do pai seria não mais aceitar o filho, afinal foi ele quem abandonou e feriu o coração do pai. Mas, não foi essa a atitude do pai. A narrativa da parábola contada por Jesus, nos assegura através do versículo 20 que o pai, antes que o filho voltasse, já estava a sua espera, e ao recebê-lo com um abraço e um beijo, foi além: façamos uma festa. (Lc 15,23)
Muito bem, esse é o resumo da parábola, sendo a mesma, usada pela Igreja para a Misericórdia, o Amor e a acolhida de Deus para conosco, quando decidimos voltar. Então você pode estar pensando: quando é que nos afastamos de Deus? Quando pecamos. No entanto, o objetivo da parábola não é mostrar os erros do filho, e sim a grandeza do amor do pai, ao ponto de fazer uma festa pelo arrependimento do filho.
Com isso, eu não poderia terminar esse artigo de outra forma: queira você também participar dessa festa. Não importa a distância que você julga estar de Deus. Não importa o tamanho da lista de seus pecados. Queira experimentar a verdadeira alegria, sendo essa construída em um verdadeiro ambiente de festa. A cada situação de pecado em sua vida, acompanhada de um sincero arrependimento, Deus faz festa com você e por você. Essa é a festa que pode e deve trazer a você, o prazer pela vida: o amor que Deus por você. Então: Deixa rolar a festa! 

César - Fundador Comunidade Sede Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu esse post? Comente!