terça-feira, 30 de agosto de 2011

O CASAL O FILHO E O BURRO

Havia um casal com um filho de doze anos, que tinha um burro. Decidiram viajar para conhecer o mundo, tanto os lugares como as culturas e pessoas. Assim, num domingo, muito cedo, saíram de Guadalajara. Ao passar pelo primeiro vilarejo, as pessoas comentavam balançando a cabeça:
-Olha que menino mal educado; ele em cima do burro e os pais, mais velhos, caminhando.
Para evitar a critica negativa contra seu filho, o desceram do burro e então subiu seu esposo.
Mais adiante se ouviu então outro comentário:
-Ah, que descarado! Deixa que a criatura e a pobre mulher puxem o burro, enquanto ele vai cômodo em cima do animal.
Tomaram a decisão de que ela então subisse no burro, enquanto pai e o filho puxavam a corda. Ao passar pela terceira aldeia, as pessoas diziam com sarcasmo.
-Pobre homem, depois de trabalhar todo o dia, deve levar a mulher em cima do burro. Pobre filho, que lhe espera com essa mãe sem alma?
Conversaram e decidiram subir os três no burro, para continuar sua peregrinação. Ao chegarem ao povoado seguinte, escutaram as criticas dos moradores:
-São uns estúpidos, mais estúpidos que o burro que os leva; vão quebrar a coluna do animal!
Os três resolveram descer e caminhar junto do animal. Porém, ao passar pelo povo vizinho, não podiam acreditar no unânime comentário:
-Olha esses três idiotas. Caminham, quando têm um burro que poderia levá-los...
Então, a mulher perguntou com ironia:
-Vocês acham que se carregarmos o burro deixarão de nos criticar?
É claro que, se isso acontecesse seria uma enorme burrice. Pena que há muitas pessoas tendo esta atitude. Sabe de que forma? Quanta gente que não sai do lugar porque tem medo das criticas. Sendo que essas, de um jeito ou de outro sempre existirão. Sabe por quê?  A psicologia afirma que: “A inveja brota da igualdade”. Sendo assim, quantas pessoas que se sentem igual ou até melhor do que você. Com isso, é claro que se você tentar traçar uma meta, um ideal para sua vida, pode ficar tranqüilo, não faltarão pessoas para te criticar, principalmente sendo o seu objetivo, direcionar a sua vida nos valores evangélicos. Portanto, uma vez que você já sabe ser uma tremenda burrice deixar-se ser definido por aquilo que as pessoas pensam: não se inquiete, faça de tudo e com tranqüilidade, para ter como meta de sua vida, aquilo que Deus quer para você.

 Formação Sede Santos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

QUANDO A DOR ESTIVER QUERENDO FALAR: OBEDEÇA


E muito de nós, nem paramos para ouvi-la, quanto mais obedece-la, então ela continua até pararmos para ouvir o que ela quer nos dizer.
Hoje, a muitos profissionais na área das ciências humanas que até afirmam: “a dor quer revelar, que algo precisa ser mudado”.
Às vezes uma dor na vida de uma pessoa tem um certo objetivo especifico, e enquanto essa pessoa não toma a atitude adequada mediante essa dor, ela não deixa de falar, ou melhor, de existir. Gosto muito de fundamentar minhas pequenas reflexões com um texto bíblico, pois eles nos revelam segredos para alcançarmos nossos objetivos quando estivermos diante das situações contrarias em nosso dia-a-dia. Em relação a esse assunto, teríamos muitos textos bíblicos para nos auxiliar, mas quero trazer-lhes apenas um, no qual julgo ser fabuloso, no que se diz respeito ao titulo desse artigo.
“Ora, uma mulher que padecia dum fluxo de sangue havia doze anos, e tinha gasto com médicos todos os seus bens, sem que nenhum pudesse curar,”. (Lucas 8,43) A situação que estava vivendo essa mulher, com certeza é das mais terríveis no contexto da humanidade. Reparem que o evangelista deixa bem claro nesse versículo, três detalhes terríveis na vida de qualquer um: 1º já fazia um bom tempo que ela estava convivendo com essa dor. 2º a solução que ela esta tentando conseguir não estava dando certo. 3º o problema não tinha diminuído em nada, ou seja, a dor ainda estava com ela.
É claro que, existe aquela dor que é fruto de nossa provocação, ou seja, somos nós que a provocamos, mas existe aquela dor, que é fruto, simplesmente de nossa humanidade, sem que a desejássemos, ela aconteceu. E ai? O que fazer? Veja, não foi errada a atitude da mulher ter buscado na medicina a solução para sua dor, de jeito nenhum, mas o que deve ser salientado, é a atitude que ela teve de mostrar que a dor não era o ponto final na vida dela, e sim um meio para a vida dela ter sido transformada
“Ela foi por traz e tocou na barra da roupa de Jesus, e no mesmo instante ficou curada. (Lucas 8,44) Que lindo exemplo, a dor dessa mulher levou ela a experimentar o poder curador de Jesus. Quantas pessoas, infelizmente, estão utilizando a dor para se afastar ainda mais dele, não fazendo outra coisa senão, reclamar e tentar achar um culpado para essa dor.
Queira você, utilizar a sua dor como fez essa hemorroissa: através da dor ela aproximou-se de Jesus, aproxime-se você também e faça a experiência de ter sua vida transformada por ele.
Talvês a dor que você esta experimentado agora, que há muito tempo te impede de sentir-se satisfeito (a) como ser humano, seja ela de qual nível for: esta querendo te dizer isso! Então faça a experiência: Obedeça.

César - Fundador Comunidade Sede Santos 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O PROBLEMA É DE TODOS!

A mulher de um fazendeiro chegou a casa com um embrulho. Logo o rato da casa descobriu tratar-se de uma ratoeira. Apavorado, ele procurou a galinha e contou-lhe sobre a ameaça que ela reapresentava. A galinha, ciscando como se nada estivesse acontecido, disse que a ratoeira não representava qualquer ameaça para ela e não via motivo algum para se preocupar... O pobre do rato, ainda mais assustado, procurou o porco e pediu ajuda. O porco, fuçando a terra não deu a mínima para o rato e disse que a ratoeira não era problema dele... O rato, diante de tamanha frieza, quase entrando em pânico, correu para a vaca aos prantos e, suplicando por socorro, contou-lhe sobre a ratoeira. A vaca, mugindo e balançando a cauda de um lado para o outro, disse que o assunto não lhe dizia respeito e não via porque se preocupar, já que a ratoeira em nada a assustava. Naquela noite ouviu-se um grande estalo e logo todos imaginaram a desgraça que havia acontecido ao pobre ratinho. A mulher do fazendeiro atraída pelo barulho, foi verificar o que havia acontecido, pensando ter capturado o rato. Acontece que a cauda de uma cobra venenosa ficou presa na ratoeira e a mulher acabou sendo picada por ela. O fazendeiro chamou o médico, que, após medicá-la, recomendou que lhe dessem canja de galinha, e lá ser foi a galinha para a panela. Os parentes e amigos vieram visitar a mulher, e o fazendeiro mandou matar o porco para alimentar aquelas pessoas. Infelizmente, a mulher não resistiu à ação do veneno e morreu. A noticia chocou a todos e muita gente veio prestar sua última homenagem à falecida. Diante de tantas pessoas no velório, o fazendeiro mandou matar a vaca para alimentação de toda aquela gente...
Pois bem, acho que você já entendeu. Nunca pense que os problemas daqueles que estão ao seu redor, jamais poderão afetá-lo. Quando há um problema com alguém que está ao seu redor (família, trabalho, escola, lazer, Igreja, etc.), procure oferecer tudo o que você pode para ajudar essa pessoa a resolver a situação, não deixe essa pessoa sozinha, caso contrário você poderá ter o mesmo fim que a galinha, o porco e a vaca que recusaram ajuda ao rato. Penso que esse não é o seu desejo. Então, mãos à obra!

Formação - Sede Santos

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

COMO É A SUA VIDA?

MINHA VIDA É MARAVILHOSA!
É claro que todo ser humano gostaria de dizer “com toda sinceridade” esta frase. Porém, hoje é muito raro encontrarmos alguém que de fato possa expressar com sinceridade esse titulo. É fácil sabermos o porquê. “Minha vida tem sentido quando deixo de possuí-la para oferecê-la a outros”. E o que significa isso? A vida só será maravilhosa quando se encontra meios para fazer dela motivos de estímulos para outros, principalmente para aqueles que estão perto”.
Infelizmente isto não é uma realidade nos dias atuais, porém, também não é difícil identificarmos o porquê: “o marinheiro que não sabe para onde está conduzindo o barco, nenhum vento lhe será bom”. Ou seja, “aquele que vive sem nenhuma meta ou um ideal, jamais irá experimentar a maravilhosa aventura de viver”. Deixa-me te fazer uma pergunta: você tem um ideal para a sua vida? Ou, a sua vida tem uma meta? Não sei de sua resposta, mas sei que se você não tiver como objetivo em sua vida: deixar de olhar somente para o seu umbigo, deixar de viver em torno de si mesmo, deixar de querer que as pessoas e o mundo existam só para você, jamais irá experienciar as riquezas que a vida tem a lhe oferecer.
Um dia Jesus disse para os seus discípulos, e hoje ele que dizer para você: Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundancia. Jo 10,10. Viu? A sua vida não é pouca coisa, por mais que ela não esteja lhe trazendo alegria, satisfação, felicidade. A sua vida é um dom dado por Deus através de Jesus. Ele mesmo nos garantiu: Eu quero que vocês tenham vida e vida em plenitude. E você? Quer ter vida em plenitude? Quer ter uma vida maravilhosa? Aquele que nos deu a vida através da sua vida numa cruz ensina-nos também um segredo para que ela seja maravilhosa: se o grão de trigo caído na terra não morre, fica só, se morre produz muito fruto. Jo 12,24. Eu sou este grão de trigo, você é esse grão de trigo que Jesus se refere.
E sabe o que quer dizer: cair na terra e morrer para dar fruto? Significa a você que é casado, deixar de olhar para o seu cônjuge e ver que a culpa do seu relacionamento conjugal não ir bem é só dele (a). É aceitar, mesmo que seja parcialmente, que a culpa é sua também. Morrer para dar fruto, é aceitar que as coisas na sua casa não vão bem, porque você precisa melhorar e não os outros. Se você não morrer, fica só, disse Jesus, isso significa que a vida não terá sentido, não terá alegria. Pois bem, queira ver a sua vida dando frutos, queira ter uma vida maravilhosa, morra para as suas vontades no seu local de trabalho, ou algum outro, assumindo que se o ambiente não está bem, não te traz alegria, mas só insatisfação: é você quem deve mudar, e assim ser melhor para as pessoas. Isso é ter uma vida maravilhosa.
É claro que este preceito de vida não é fácil. Até porque ninguém pode dar o que não tem. Se você não possui a sua vida, como pode oferecê-la? Porém, só há um meio para possuirmos de verdade a nossa vida: ser ela totalmente de Jesus. Então eu te pergunto: sua vida é de Jesus ou, é você mesmo quem está conduzindo-a?
Portanto, submeta a sua vida a Jesus, Ele saberá muito bem te levar a fazer dela maravilhas para os outros, aí sim, poderá dizer com sinceridade: “Nossa! Como minha vida é maravilhosa!

César - Fundador Comunidade Sede Santos

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DEIXE O SONHO SE TORNAR REALIDADE!

“Só é possível concretizar nossos sonhos, quando deles acordamos”. Essa frase não é de nenhuma celebridade, como também de nenhum estudioso conceituado, tão pouco de algum doutor em espiritualidade, mas simplesmente de um vivido realista.
É claro que todos nós temos sonhos. Aquele que não o tem em umas férias maravilhosas, tem na casa própria, no carro mais novo, no filho ou filho entrando em uma boa faculdade, naquele ou naquela namorado (a), ou simplesmente em uma vida bem sucedida.
Porem, diante de tantos sonhos, não há como negar que todos nós trazemos um em comum: “o sonho de ser feliz”. E de fato este sonho existe mesmo, a própria Igreja nos ensina que: “o desejo de felicidade é de origem divina, Deus o colocou no coração de homem”. CIC 1718.
Pois bem, sendo esse sonho em cada ser humano uma realidade, e mais do que isso, uma vontade de Deus: por que muitas pessoas, senão a maioria delas, está bem distante de realizar este sonho? A resposta esta fundamentada na primeira frase deste artigo, ou seja: “querer ver os sonhos realizados, mas não querer acordar dele”.
Embora aprendemos que o desejo, isto é, o sonho em ser feliz vem de Deus, certa vez alguém disse assim: “a felicidade não cai do céu, mas se conquista a cada dia e em cada situação”. Então poderíamos perguntar: se Deus me deu o sonho, Ele também não poderia me capacitar para conquistá-lo? E aí eu te respondo: Ele já nos capacitou para esta conquista. É simples, você já conseguiu identificar quem você é? Infelizmente a maioria das pessoas ainda não se identificaram com sua real definição. A Sagrada Escritura, mais precisamente no Livro do Gênese, onde este possui a narrativa da criação do universo, traz-nos a definição de quem somos: “Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança”. (Gn 1,26-27).
Pronto, aí está! Antes de você ser um alcoólatra, um dependente químico, um adultero (a), alguém deprimido, ou ate mesmo, um médico, um professor, um pai ou uma mãe: você é imagem e semelhança de Deus. E é nisto que consiste a nossa felicidade: em assumirmos a condição de sermos imagem e semelhança de Deus. Para isso, precisamos estar perto dele. Não adianta em nada sonharmos, senão acordarmos e fazer a nossa parte para que o sonho se torne realidade. E isso significa para nós que, devemos a cada dia buscar este Deus que tanto nos ama, que nos fez a sua imagem e semelhança.
Você jamais será feliz se a sua vida não estiver em Deus, vire hoje mesmo a página de sua vida, não tenha medo de assumir quem de fato você é, um filho amado de Deus. Só Ele pode realizar esse sonho, mais do que isso, só Deus pode satisfazer o desejo de felicidade que está no coração de cada ser humano, inclusive no seu. (CIC 1718)


César - Fundador Comunidade Sede Santos

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DEIXA ROLAR A FESTA

A palavra festa sempre é bem vinda para a maioria das pessoas, no qual penso ser o motivo da boa recepção, ou seja, o ambiente que esta proporciona às pessoas. O dicionário da língua portuguesa, diante de alguns conceitos, nos traz dois, onde imagino serem propício para o objetivo deste artigo: Festa = aparência alegre e prazenteira. É claro que em qualquer festa, o sentimento que deve predominar nos corações é a alegria, ou seja, o prazer pela vida. Mas, será que toda festa tem a capacidade de construir em nós pessoas alegres e felizes? Será que toda festa tem a condição de proporcionar em nós o prazer pela vida?
A Bíblia nos traz vários relatos sobre festas, no entanto, vejo estar no evangelho de Lucas, capitulo 15, a festa mais necessária para todos nós participarmos.
De uma forma bem resumida, Jesus nos conta através de uma parábola o relato de um filho que abandona o pai, se declara não querer mais os cuidados do pai. A mesma história deixa-nos também explicito o resultado de tal atitude do filho: a fome, a tristeza, a solidão, o vazio interior... Mas, como a nossa finalidade é a palavra “festa”, como pode a situação que estava vivendo o rapaz, chegar a um ambiente alegre, prazeroso?  Isto é, festivo?
Pois bem, ao encontrar-se com o seu nada, fruto de ter recusado o amor do Pai, para ser feliz sem ele, o filho tomou uma decisão: “levantar-me-ei e irei ao meu Pai” (Lc 15,18) É claro que se olharmos dentro de um contexto humano, a atitude do pai seria não mais aceitar o filho, afinal foi ele quem abandonou e feriu o coração do pai. Mas, não foi essa a atitude do pai. A narrativa da parábola contada por Jesus, nos assegura através do versículo 20 que o pai, antes que o filho voltasse, já estava a sua espera, e ao recebê-lo com um abraço e um beijo, foi além: façamos uma festa. (Lc 15,23)
Muito bem, esse é o resumo da parábola, sendo a mesma, usada pela Igreja para a Misericórdia, o Amor e a acolhida de Deus para conosco, quando decidimos voltar. Então você pode estar pensando: quando é que nos afastamos de Deus? Quando pecamos. No entanto, o objetivo da parábola não é mostrar os erros do filho, e sim a grandeza do amor do pai, ao ponto de fazer uma festa pelo arrependimento do filho.
Com isso, eu não poderia terminar esse artigo de outra forma: queira você também participar dessa festa. Não importa a distância que você julga estar de Deus. Não importa o tamanho da lista de seus pecados. Queira experimentar a verdadeira alegria, sendo essa construída em um verdadeiro ambiente de festa. A cada situação de pecado em sua vida, acompanhada de um sincero arrependimento, Deus faz festa com você e por você. Essa é a festa que pode e deve trazer a você, o prazer pela vida: o amor que Deus por você. Então: Deixa rolar a festa! 

César - Fundador Comunidade Sede Santos

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SERÁ QUE É POSSIVEL SER SANTO?

Normalmente, quando se fala de santos, o nosso imaginário leva-nos logo a imagens, procissões, velas, promessas. A devoção de alguns viaja em paralelo ao ceticismo de outros, porque a santidade tem pouco a dizer hoje. E eu costumo dizer que os hagiógrafos (aqueles que escrevem a história dos santos) têm culpa no cartório. E que, ao falar da vida dos santos, só apresentam as virtudes e se esquecem dos pecados. A partir desta premissa, passamos a imaginar os santos como “seres de outro mundo”, pessoas extra-terrestres, anjos. E aí a santidade se toma uma coisa impossível para os humanos.
Ser santo não é ser anjo. E aqui está o grande desafio: como ser santos num mundo que julga não precisar de Deus ? Eis a questão: num mundo diversificado, não podemos ser iguais aos outros. Nós somos diferentes e temos a obrigação de ser diferentes, porque somos cristãos. Seguidor de Cristo, o cristão é aquele que vive no mundo sem ser do mundo, isto é, caminha nas trevas mas busca a luz. E alguém que se sente pecador mas, ao mesmo tempo, percebe o chamado à graça. Está nas trevas mas quer a luz. E este é o caminho dos santos: ser sol e ser sal. Iluminar o caminho (sol) e dar sabor à vida (sal).
É possível ser santo? É. Uma resposta curta e grossa. Eu posso e devo ser santo. Desde que eu queira ser santo. E, para a santidade, há vários caminhos. A “CHAVE” DA SANTIDADE ESTA EM SER SAL E LUZ, COMO NOS EXORTAVA JESUS. Basta ver o calendário litúrgico para sentir a diversidade dos santos: homens e mulheres, jovens e idosos, brancos e negros, ricos e pobres, doutores e analfabetos... Há uma gama de santos, uma riqueza da qual a Igreja não abre mão. Mesmo porque além de nossos intercessores, eles são um testemunho vivo de que é possível ser santo.
São Paulo, em suas cartas, chamava os cristãos de santos. Claro que ele se referia ao destino dos cristãos que viviam a dialética do “já” e “ainda não”. Já fomos salvos (Jesus não precisa morrer de novo) e ainda não estamos salvos (enquanto não merecermos a salvação, isto é, enquanto não nos colocarmos sob o sangue redentor de Cristo). Afinal, ninguém é salvo à força.
Quando me refiro aos padrinhos (de batismo, de crisma, de matrimônio...) gosto sempre de lembrar que o padrinho não precisa ser santo, mas precisa, pelo menos, querer ser santo. O padrinho é aquele que deve ser exemplo para o seu afilhado.(Desculpem-me se não fiz a ‘teologia do gênero’,falando de padrinho/madrinha ou afilhado/afilhada).
Permanece a questão de fundo: Como ser santo hoje ? Em primeiro lugar, Dom Paulo Sérgio Machado – Bispo da Diocese de São Carlos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SER FELIZ É UMA CONSEQUENCIA!

De quem encontrou a razão para tal merecimento.
É o que afirma o psicólogo Vitor Frankl, um dos grandes nomes nessa área:
“Mas a felicidade não pode ser decorrência de algo. Deve-se ter uma razão para ser feliz. Uma vez que a razão é encontrada, no entanto, a pessoa fica feliz automaticamente”.
E realmente esse é o cenário mais evidente na realidade humana, isto é, o ser humano em tudo busca a felicidade, porem, tal busca jamais será encontrada. Porque? Repare nessas palavras de Vitor Frankl:
“O ser humano não é alguém em busca de felicidade, mas sim alguém em busca de uma razão para ser feliz.”
Muito bem, ai esta o problema. A maioria das pessoas buscam essa razão para ser feliz em tudo o que o mundo lhes apresenta. Nunca se viu tão grande facilidade para adquirir um bem material como hoje. Nunca se viu tantas opções de lazer e divertimento como hoje. (não que seja errado esta pratica). Mas, qual tem sido o resultado dessa busca? Será que a maioria das pessoas, e falo das pessoas classificadas em uma classe mais sucedida, são pessoas que encontraram a razão para ser feliz? Claro que não. Basta olharmos para os números das pesquisas em relação aos divórcios, são pessoas que conquistaram tudo para seu bem estar familiar, basta olharmos o numero das pessoas que mais consomem álcool nos finais de semana, são pessoas que humanamente falando, tem de tudo em casa, tem tudo em seu exterior, mas não tem ainda a razão para ser feliz, por isso, precisam saciar de qualquer forma essa sede. Sem contar os jovens envolvidos com as drogas, com a prostituição e com tantas praticas inadequadas, porem, tudo com o objetivo de encontrarem a razão para sentirem-se felizes.
Agora lhes trago um pequeno texto Bíblico, com a finalidade de auxiliar-nos a encontrar a razão que nos faça feliz:
“O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.” (Mateus 13, 44).
Repare que o homem, ao encontrar o tesouro, sentiu-se cheio de alegria, ou seja, pode experimentar a verdadeira felicidade, então, sente-se livre para não creditar mais um valor demasiado naquilo que tem, ao ponto de vender tudo para ter aquele campo, pois ali esta a razão de sua felicidade. No entanto, o evangelista associa esse tesouro, isto é, a razão de toda a alegria do homem, com o reino dos céus.
Será que você já encontrou a razão para ser feliz?
Desculpe-me, mas, se a razão, o sentido de sua existência não estiver em Deus, você jamais poderá encontrar a felicidade, pois esta é conseqüência da razão de sua existência, do sentido de sua vida.

César - Fundador Comunidade Sede Santos