segunda-feira, 16 de maio de 2011

Carisma

Não é difícil identificar o nosso chamado, a resposta que devemos dar, a pequena parcela de contribuição para a Igreja e para o mundo: “sede santos” Lv 18,2 ; Mt 5,48; 1Tes 4,3. No entanto, sendo este o dever de todos os cristãos, ou seja, a santidade, o Senhor deu-nos um jeito próprio e especifico para tal conquista: “Em tudo buscamos a perfeição, tendo como ponto de partida nossa própria imperfeição”.


A fundamentação bíblica central do nosso carisma encontra-se na figura daquela que João classificou como sendo a mulher adultera. (João 8, 1-11) Encontramos em cada detalhe desse episódio, a dimensão de nosso carisma. A mulher do evangelho assumiu a sua condição, suas misérias, tendências e sua historia pessoal de vida, porem, fez de tudo isso um motivo para fazer uma verdadeira experiência com Jesus, o resultado foi maravilhoso: daí em diante toda a sua vida foi direcionada e vivida em Jesus, até ao ponto de tornar-se a primeira a anunciar ao mundo a ressurreição de Jesus.
Com isso, entendemos que enquanto vocacionados a essa fundação direcionada pelo carisma Sede Santos, teremos sempre a utilização de dois remos, assim apresentado a nós pelo nosso baluarte São Francisco de Sales:
1-“Onde estivermos, podemos e devemos aspirar a uma vida perfeita (santidade)”.
2-“A sua busca de perfeição vai durar tanto quanto a sua própria vida”.  
Portanto, são nas situações próprias de nossa natureza humana, que queremos dar a nossa resposta de consagrados, pela pratica das virtudes evangélicas, pelo desejo e perseverança de alcançar o nosso ideal, sem jamais desistir: acreditamos poder ser para o mundo, alimento de salvação, isto é, expressão da presença viva de Jesus.
(Constituições 05 a 08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu esse post? Comente!