segunda-feira, 23 de maio de 2011

Toda dificuldade é uma oportunidade


  Infelizmente, parece que o ser humano desconhece essa verdade, o que comprova tal afirmação é o resultado da insatisfação humana visível na maioria das pessoas, ou no mínimo, a realidade clara, de que, jovens e adultos apresentam, não estar realizados, devido à falta de soluções para as mais variadas dificuldades existentes no dia-a-dia.
  Frente a tal cenário, encontramos inúmeros exemplos contidos na Bíblia, de pessoas que souberam “transformar suas dificuldades em oportunidades”.
  Me chama muito a atenção o exemplo de Tobit, um personagem do Antigo Testamento, que podemos ver claro, atitudes de quem oferece-nos uma aula, para que nossa vida esteja fundamentada neste processo: “Transformar nossas dificuldades em oportunidades de nos tornarmos pessoas mais humanizadas, e em conseqüência a isso, pessoas realizadas e satisfeitas com o sabor que cada dia tem a nos oferecer”.
  No versículo 20 do 1º capitulo do livro de Tobias, encontramos algumas características de Tobit: alimentava os famintos, vestia os nus, e com uma solicitude toda particular, sepultava os defuntos. (Tobias 1,20) Isto he dava a condição de ser considerado um homem de boa reputação, alguém que vivia fazendo o bem. Mas, as dificuldades não escolhem as pessoas, basta estar inserido na condição humana para ser visitado por elas, assim aconteceu com Tobit: Um dia estando em sua casa, deitou-se junto à parede e adormeceu. Enquanto dormia caiu-lhe dum ninho esterco de andorinha, e ele tornou-se cego. (Tobias, 2,10-11) Quem não tem uma meta na vida, com certeza em um momento desses, ira fazer de tudo para se justificar como um “coitadinho”, ira gastar tempo com falsas soluções, isso quando não passar o resto da vida tentando achar um culpado de tal acontecimento. Mas, o que isto ira contribuir para solucionar o problema?     Por mais que tenha sido difícil a situação de Tobit, temos muito que aprender com sua atitude: Ele não se afligiu, nem murmurou contra Deus, mas perseverou firme no temor a Deus, e continuou a dar-lhe Graças em todos os dias de sua vida. (Tobias 1,13-14) A cegueira de Tobit não impediu-lhe de enxergar sua meta, o problema que você esta enfrentando não pode te impedir de enxergar sua meta, por mais que a sua humanidade se sinta ferida, impossibilitando-o de vislumbrar  as cores que a vida tem a lhe oferecer, nessa hora é preciso aprendermos mais uma atitude de Tobit: Então, suspirando em meio de suas lagrimas, pôs-se a orar. (Tobias 3,1) É isso, a oração é a ferramenta para transformar nossas dificuldades em oportunidades de crescimento, de vitória. Diante de uma situação difícil, é preciso mesmo entre lagrimas e gemidos, apresentar ao Senhor nossos sentimentos de, o que estamos vivendo que esta gerando em nós a dor, a angustia, o medo, a insatisfação.
  Portanto, a partir dessa leitura, peça ao Senhor a graça de olhar para as suas dificuldades e problemas, enxergando oportunidades para que você se aproxime mais de Deus, apresentando sua vida a ele pela oração, e deixando-se ser trabalhado por ele.
  O capitulo 4 do livro de Tobias termina com a narrativa da vitória de Tobit, ele foi curado pelo Senhor, pois Deus nunca deixa sem resposta uma oração sincera, principalmente quando é acompanhada por lagrimas e gemidos. Faça a experiência!

César – Fundador Comunidade Sede Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu esse post? Comente!