quarta-feira, 25 de maio de 2011

A SELVA PRECISA DE UM REI



Na selva imperavam desordem e violência pela falta de autoridade. Os animais mais sábios reuniram-se para analisar a situação e discutir possíveis soluções. A coruja disse ser o problema a falta de alguém que fosse respeitado e pusesse ordem. O elefante reconheceu que o leão era o rei da floresta, mas argumentou que havia três leões e por isso existia confusão de autoridade. A girafa disse que era necessário definir qual dos três seria o rei de toda a selva.
Assim decidiram fazer uma prova com os três leões, convocando-os, disseram-lhes que tinham que escalar uma montanha alta, cheia de riscos e hienas ferozes. Aquele que chegasse ao topo seria o rei e todos iriam obedecê-lo e respeita-lo.
O primeiro leão sentiu-se velho e incapaz de escalar a montanha, por isso, antes mesmo de iniciar, renunciou aos seus sonhos, como também qualquer ilusão de ser o rei da floresta. O segundo até tentou escalar a montanha, mas sem nenhum sucesso, sentiu-se fraco e sem forças para continuar, por isso também desistiu de receber a coroa de rei da floresta. O terceiro leão era novo e inexperiente, porem, decidiu enfrentar o desafio, mas em pouco tempo sentiu-se fracassado por também não conseguir vencer a montanha.
Ante o fracasso dos três leões, o conselho reuniu-se novamente para decidir o que fariam diante da ausência de autoridade, pois nenhum dos três leões conseguiu vencer o tal desafio. A maioria opinou que nenhum dos três demonstrou capacidade para governar a selva. No entanto, a coruja, sabia e prudente, tomou a palavra e disse: Eu estava próxima de cada um dos três, quando eles voltavam da montanha e escutei o que disseram:
O primeiro disse: “montanha me venceste, pois me sinto derrotado, não vejo mais motivos, nem objetivos para continuar lutando”.
O segundo disse: “montanha me venceste porque não tenho mais força para lutar, és maior do que eu”.
O terceiro e mais novo leão, quando descia da montanha, olhou para ela e desafiou-a: “montanha, hoje me derrotaste, foste maior do que eu, mas, quero que saibas uma coisa: eu cresci com essa derrota, tu já não mais ira crescer, de hoje em diante, voltarei aqui todos os dias, e não tenho duvidas, um dia vou te derrotar”.
Então por unanimidade resolveram que o leãozinho seria o rei da floresta.
Pois bem, o que essa parábola tem a nos ensinar? É fácil saber.
O mundo esta cheio de pessoas com desafios (situações próprias de nossa existência humana), mas, poucas pessoas com a característica que demonstrou ter o leãozinho: “acreditar que é possível vencer todos os problemas, por maior que seja ele, mesmo que varias tentativas de vitória sejam sem sucesso”.
Será que o mundo também não esta precisando de pessoas assim?

Formação - Sede Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu esse post? Comente!